Vet Cancer
Contato:
(11) 5056-1395
Alameda Jauaperi, 732, Moema

Agentes Causadores


Como foi descrito no item “O que é” , o câncer é uma doença e origem genética, logo tudo aquilo que é capaz de interagir com o nosso genoma, teoricamente é capaz de ser um causador do câncer. Isso realmente é um fato e por isso podemos afirmar que praticamente estamos imersos em um “meio cancerígeno”. Tradicionalmente podemos citar três classes de agentes cancerígenos: os agentes químicos, os físicos e os vírus.Dentre os agentes químicos existe uma infinidade de compostos e muitos deles estão no nosso dia-dia como os pesticidas, herbicidas, inseticidas, uma infinidade de substância presentes no cigarro além dos agentes poluentes dissolvidos no ar que respiramos. Sobre os agentes físicos existem uma série de causadores potenciais como a radiação UV B dos sol e outras radiações presentes no nosso cotidiano (raio X, celulares, redes de energia, etc).
                    

Os vírus como são organismos que podem se intergrar ao nosso genoma e promover transformações em alguns genes também são potencialmente cancerígenos. Podemos citar como exemplo o papilomavírus (que acomete humanos e animais) e o vírus da Leucemia felina (FeLV) como potencialmente cancerígenos.Diante de tantos fatores que podem causar o câncer, uma pergunta que nos remete é: Não deveríamos desenvolver muito mais câncer e de maneira bem mais precoe? A resposta está no fato de que nossas células e nosso organismo possuem muitos mecanismos que conseguem de alguma forma nos proteger e corrigir os possíveis erros que possam se apresentar no genoma da célula (que viriam a desencadear o câncer) e até mesmo combater tais células se o erros genéticos prosperarem. Estes mecanismos não são infalíveis por isso desenvolvemos o câncer.


ALGUMAS REFERÊNCIAS

Weinhold B. Assessing the global composite impact of chemicals on health. Environ Health Perspect. 2011 Apr;119(4):A162-3.
Raaschou-Nielsen O, Andersen ZJ, Hvidberg M, Jensen SS, Ketzel M, Sørensen M, Loft S, Overvad K, Tjønneland A.
Lung cancer incidence and long-term exposure to air pollution from traffic. Environ Health Perspect. 2011 Jun;119(6):860-5. Epub 2011 Jan 12.
Withrow & Vail (2007): Withrow and Macewen’s Small Animal Clinical Oncology, St, Louis, Elsevier.
McGavin & Zachary (2007): Pathologic Basis of Veterinary Disease, St, Louis, Elsevier.


 

Powered By Link e Cérebro