Vet Cancer
Contato:
(11) 5056-1395
Alameda Jauaperi, 732, Moema

Necropsias

É um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver com a finalidade de descobrir a causa da morte ou avaliar a extensão de uma doença ou ferimento.

É um método de estudo e diagnóstico de inestimável valor, uma vez que além de permitir, quase sempre, descobrir a causa morte, permite a compreensão de mecanismos de doenças, descobrir erros de diagnóstico, entender a evolução de um quadro clínico, porque um tratamento não funcionou, entre outros.

Atender à Medicina Legal ou Forense é umas das finalidades da necropsia, discutida à parte por ser um dos principais motivos que levam proprietários a requisitarem o procedimento.

Sem dúvida o maior de todos os ganhos com a prática rotineira de necrópsias é a aquisição de experiência para condutas cada vez mais conscientes e acertadas na rotina médica clínica e cirúrgica. 

Adicionalmente, é importante ressaltar que podem ser necessários exames complementares, tais como histopatologia, culturas microbiológicas, toxicologia, entre outros, para conclusão dos casos.

IMPORTANTE:
A melhor forma de conservar o cadáver para o exame anátomo-patológico é a refrigeração, pois com a congelação perdem-se muitas informações importantes!
A congelação deve ser a escolha apenas se não houver como fazer a necrópsia logo após a morte e não houver como refrigerá-lo!

 


 

Powered By Link e Cérebro